PlusEduc
  • Início
  • O Curso
  • As Unidades
  • F.A.Q.
  • Contato
  • Mais
    • Início
    • O Curso
    • As Unidades
    • F.A.Q.
    • Contato
PlusEduc
  • Início
  • O Curso
  • As Unidades
  • F.A.Q.
  • Contato

unidades curriculares

O curso é composto de 9 unidades de aprendizado.

Elas abrangem o todo de uma Escola Municipal, tendo no princípio de cada unidade a legislação que a permeia, além das principais atividades e temas que ocorrem na dinâmica do dia a dia de um Gestor Operacional de Escola.

1. Introdução – O Curso, o que é, Legislação e noções de Administração Pública.

Entenda a proposta do estudo EaD de maneira bem simples. Conheça a legislação base que norteia a administração pública. Saiba como o Gestor Operacional poderá entregar os melhores resultados.

2. O papel do Gestor Operacional na Escola: competências e responsabilidades.

O que faz um bom Gestor Operacional? Quais as competências e habilidades necessárias para seu bom desempenho? Por que seu papel é fundamental para a melhoria na qualidade do ensino?

3. Organização e funcionamento da Escola.

3. Organização e funcionamento da Escola.

Como funciona uma Escola Pública? Quais seus principais desafios, com que instituições, entidades, comunidades e pessoas interage? Quais os relacionamentos mais frequentes, em que atividades o Gestor Operacional cumprirá seu papel?

4. Planejamento.

3. Organização e funcionamento da Escola.

5. Finanças e Recursos Humanos.

Planejar é fundamental em qualquer atividade. Conhecer os principais eventos, as ferramentas de planejamento, entender seus benefícios, saber medir, analisar, avaliar e propor. Utilizar indicadores como motivadores ao atingimento de resultados.

5. Finanças e Recursos Humanos.

3. Organização e funcionamento da Escola.

5. Finanças e Recursos Humanos.

O financeiro da Escola não é um número isolado e sim parte de um contexto. Como o Gestor Operacional pode utilizar seus conhecimentos de modo a garantir a melhor utilização dos recursos financeiros. Pessoas constroem uma classe, um ambiente, uma escola, uma comunidade. Conheça os perfis encontrados e como lidar com eles.

6. Tecnologias da Informação e Comunicação.

6. Tecnologias da Informação e Comunicação.

6. Tecnologias da Informação e Comunicação.

As tecnologias da informação e comunicação não param de evoluir. Ter conhecimento de quais são as mais usadas, seus objetivos, que impacto elas causam, para que servem e a melhor maneira de adquiri-las podem fazer o diferencial em sua escola.

7. Secretaria.

6. Tecnologias da Informação e Comunicação.

6. Tecnologias da Informação e Comunicação.

A cada dia a documentação se torna mais necessária e mais digital, sua disponibilidade é fundamental. Que processos são mais utilizados e mais importantes? Como está a Secretaria em sua escola? O que voce pode sugerir para melhorar sua prestação de serviços à comunidade usuária?

8. Zeladoria e Segurança.

6. Tecnologias da Informação e Comunicação.

8. Zeladoria e Segurança.

O dia a dia normal que consome o tempo de diversas pessoas pode ter ganhos de produtividade sempre que tiver excelência em seu planejamento e execução. Cuidar bem do patrimônio, garantir que os espaços e as pessoas estejam nas melhores condições, permitem uma melhor percepção de qualidade e promoção da escola.

9. Gran Finale.

Créditos de Desenvolvimento de Conteúdos.

8. Zeladoria e Segurança.

Quem chegou até aqui recebeu um volume considerável de informações em diversos níveis de conhecimento. Seu aprofundamento ou especialização dependerão da dedicação do gestor em suas atividades, bem como da intensidade e frequência com que cada situação se mostre presente em sua realidade local. E agora é com voce, GESTOR OPERACIONAL DE ESCOLA. Vá em frente, implemente seus conhecimentos, a cada passo perceba a mudança. Estipule suas metas na organização. Demostre os resultados e ganhos.

Créditos de Desenvolvimento de Conteúdos.

Créditos de Desenvolvimento de Conteúdos.

Créditos de Desenvolvimento de Conteúdos.

Conteúdos foram desenvolvidos a partir de uma ideia ou concepção de roteiros que se desdobraram e se materializaram em textos, vídeos, áudios e outros documentos. 

A PlusEduc, criadora do Curso, orientou e interagiu com os produtores de conteúdo de modo a manter alto nível de qualidade. 

Os professores autores aqui nomeados foram desenvolvedores destes conteúdos: 

Caio Maroso

Christiane Novo Barbato

Ian Teixeira Mendes Sato

Izabelle Vieira

Maria Fernanda Sato

Mariana Afonso Barbato

Sandro Filetti

Referências Bibliográficas.

Créditos de Desenvolvimento de Conteúdos.

Créditos de Desenvolvimento de Conteúdos.

Cada unidade contém um conjunto de referências bibliográficas, cujo conteúdo encontra-se ao final do material apostilado.

Destacamos algumas referências:   

A Constituição Federal, 1988, 

Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Plano Municipal de Educação (PME), Plano Curricular da Rede Municipal de Ensino, Projeto Político e Pedagógico (PPP) e Regimento Interno.

Portal da Transparência, Diário Oficial, MEC, Portais e Notícias.


Copyright © 2023 PlusEduc – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Este site usa cookies.

Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.

Aceitar

Anúncio

Bem-vindo! Confira meu novo anúncio.

Saiba mais